9 ideias inovadoras para transformar o seu estacionamento

9 ideias inovadoras para transformar o seu estacionamento

Veja ideias criativas e tecnológicas que podem tornar seu estacionamento mais eficiente, lucrativo e atrativo para os clientes

Com tantos negócios disputando os mesmos espaços e clientes cada vez mais exigentes e habituados a receber diferenciais nos produtos e serviços que utilizam, o seu negócio precisa se destacar. Oferecer um bom serviço por um preço justo ainda é essencial, mas não funciona mais como uma garantia de atrair e fidelizar a clientela.

Para se destacar no cenário atual, o seu estacionamento precisará de soluções criativas e tecnológicas, para sair do meio da multidão de serviços e se tornar uma referência a ser lembrada.

Por isso mesmo, estamos aqui com 9 soluções inovadoras e criativas para que o seu estacionamento se destaque.

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Sumário

  1. Pagamento via Pix
  2. Uso de painéis solares
  3. Hub de serviços
  4. Combos promocionais
  5. Parcerias no comércio
  6. Reserva de vaga online
  7. Área para veículos elétricos
  8. Programas de fidelidade
  9. Ações de marketing

1. Pagamento via Pix

agamento via pix é uma das ideias inovadoras para estacionamento

Uma forma simples e inovadora de modernizar o estacionamento é oferecer pagamento via PIX. Essa solução não exige grandes investimentos e traz muito mais agilidade tanto para o cliente quanto para a gestão do pátio.

Na CloudPark, o processo é prático: no ticket do estacionamento é impresso um QR Code exclusivo. O cliente pode escanear esse código ou copiar a chave aleatória PIX para realizar o pagamento diretamente no aplicativo do seu banco.

Após a confirmação do pagamento, é gerado automaticamente um novo QR Code. Com ele, o cliente pode utilizar o próprio celular para validar a saída no totem, sem precisar voltar ao caixa ou enfrentar filas.

Essa funcionalidade garante praticidade, rapidez e segurança na cobrança e no acesso ao pátio, eliminando barreiras e melhorando a experiência do usuário.

2 Uso de painéis solares

painel solar é ideias inovadoras para estacionamento

A utilização de painéis solares vinculados à rede elétrica já é amplamente utilizada em residências, no comércio e na indústria. Mas esse pode ser também uma excelente ideia para o seu estacionamento.

Se o seu negócio já proporciona áreas cobertas para vagas, pode utilizar essas coberturas para a instalação desses painéis, que vão passar a gerar eletricidade para o negócio e baratear, ou mesmo zerar a conta de energia, dependendo da área disponível para a instalação das placas solares.

Outra vantagem do uso de painéis solares é a percepção positiva, por parte do público, com relação ao seu negócio. Empreendimentos que utilizam soluções ecológicas ou sustentáveis podem ser priorizados por clientes com maior consciência ecológica, um público que é cada vez maior.

3 Hub de serviços

ideias inovadoras para estacionamento é fazer do pátio um hub de serviços

Um estacionamento pode aproveitar o seu espaço e infraestrutura para oferecer não apenas vagas aos seus clientes, mas também outros serviços relacionados. Isso pode tornar a operação mais lucrativa, ser um motivo de fidelização de seus clientes, além de um chamariz para novos interessados. Alguns desses atrativos adicionais podem ser:

  • Lavagem e polimento de automóveis
  • Limpeza do interior do veículo
  • Calibragem de pneus
  • Checagem e troca de óleo
  • Área para bicicletas elétricas
  • Recarga de veículos

Esse tipo de serviço não precisa de profissionais altamente especializados, como os de uma mecânica de veículos. Eles podem ser ofertados a partir de um treinamento básico.

Imagine que a localidade do seu pátio possua mais de um estacionamento. Um cliente que já precise de um desses serviços vai achar muito mais conveniente estacionar o carro no seu pátio e ter o serviço já realizado ao retornar.

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4 Combos promocionais

Com ou sem um hub de serviços funcionando no seu estacionamento, você poderá ofertar combos para atrair novos clientes, ou continuar fidelizando os clientes atuais. Com um hub de serviços você pode ofertar, em um único valor, por exemplo:

  • 2hs de estacionamento + lavagem de carro
  • 4hs de estacionamento + calibragem grátis

Se você trabalha apenas com vagas, pode oferecer combos como:

  • Vaga por 2hs de segunda a sexta
  • 4 hs de permanência no turno da manhã de segunda a quarta

Você pode adaptar o conteúdo desses combos com uma oferta que interessa o cliente e também ao seu negócio. Por exemplo, se o pátio fica vazio no turno da noite, ou às segundas-feiras, você pode considerar promoções e combos especificamente nessa faixa de horário ou dia da semana.

Vale também estudar a demanda no local, incentivando a utilização do seu serviço de acordo com o que a clientela da área mais precisa.

5 Parcerias no comércio

Estacionamentos que possuem parcerias com o comércio local são comuns, como por exemplo, um prédio comercial que utiliza vagas mensais. Mas é possível usar a criatividade para encontrar novas formas de fazer tais parcerias.

Se houver uma grande loja do varejo próxima ao seu pátio, que não tenha estacionamento próprio, você pode fazer uma troca de divulgação, exibindo anúncios dessa loja em seu pátio, enquanto a loja indica o seu estacionamento aos clientes dela.

Um exemplo desse tipo de parceria:

Uma placa no seu pátio dizendo
“compre acima de X reais na Loja A e ganhe estacionamento grátis”.

Na loja, outra placa
“compre acima de X reais e ganhe estacionamento grátis no Pátio B”.

Outro tipo de troca, se valer a pena, é oferecer vagas gratuitas aos funcionários de um negócio, em troca desse tipo de publicidade.

São variadas as formas de estabelecer parcerias desse tipo. Use a criatividade para combinar o que o seu estacionamento precisa e o que o comércio local gostaria.

6 Reserva de vaga online

Dependendo da localidade dos estacionamentos, é relativamente comum que eles estejam com todas as vagas ocupadas. Assim, um cliente pode se dirigir a um pátio, seja para fazer compras, ir ao trabalho, prestar um serviço, ter uma consulta, entre outras atividades, e precisar procurar por um estacionamento próximo que tenha vagas disponíveis.

O seu negócio pode oferecer um serviço online que acaba com esse transtorno para o cliente, para que ele chegue ao seu pátio com a tranquilidade de que tem uma vaga reservada. A reserva de vaga online é um sistema simples, que proporciona acesso pelo computador ou celular de um cliente, para que ele faça uma reserva em certo dia e horário. Seu estacionamento recebe antecipadamente pelo serviço.

Em locais onde a disputa por vagas de estacionamento é um problema, é bem provável que o cliente passe a escolher o seu pátio, ao invés de tentar a sorte nos pátios concorrentes.

7 Área para veículos elétricos

A consciência ambiental atinge mais pessoas e empresas todos os anos e permite algumas ideias inovadoras para estacionamento. Seja pela preocupação com o meio ambiente, o status que confere ou até mesmo a economia que pode proporcionar, veículos elétricos vendem cada vez mais. E oferecer vantagens para esse tipo de cliente pode ser um importante diferencial.

O seu estacionamento pode reservar vagas específicas para veículos elétricos, como carros, motos e até bicicletas, chamando a atenção para essas vagas e para os clientes com esse tipo de veículo na região.

Adicionalmente, o seu pátio pode implementar, perto dessas vagas, um serviço de recarga para veículos elétricos, trazendo ainda mais comodidade para o cliente, tornando essas vagas mais atraentes, além de promover uma fonte de renda extra para o negócio com o pagamento pelas recargas.

8 Programas de fidelidade

Quem não gosta de ganhar um produto a cada vez que compra uma certa quantidade? Um programa de fidelidade de estacionamento pode ser simples assim: o cliente ganha um cartão de fidelidade na primeira vez que estaciona e ao estacionar um certo número de vezes, ele ganha um estacionamento grátis. Porque ele iria a outro pátio se pode acumular pontos para ganhar uma vaga grátis no seu?

Existem outras formas criativas de aplicar um programa de fidelidade no estacionamento. Por exemplo, se o seu pátio fica vazio em certo horário, pode oferecer esse tipo de recompensa a cada vez que um cliente estaciona o seu carro nesse mesmo horário.

Se o seu pátio tem um hub de serviços, você pode utilizar essa lógica para quem lava o carro um determinado número de vezes ou até oferecer um desses serviços gratuitamente sempre que alguém estaciona um certo número de vezes, ou gasta uma certa quantia no seu pátio.

9 Ações de marketing

As ações de marketing também podem ser ideias inovadoras para estacionamento, sejam elas ações offline, online, ou um misto desses dois meios. Hoje em dia, é importante aproveitar o alcance das redes sociais, que pode ajudar a divulgar o seu negócio de forma viral, sem colocar dinheiro em tráfego pago.

Embarcando no hábito que muitos têm de, diariamente, postar o que fez ou onde esteve em redes sociais como o Instagram, seu estacionamento pode incluir artes gráficas inspiradoras, que exibam também alguma informação sobre o pátio, nos locais onde as vagas estão localizadas. Mensagens divertidas, inspiradoras ou inusitadas, além de imagens interessantes, podem levar alguns dos clientes a fazerem fotos com elas e postar em suas redes, divulgando o seu negócio.

Campanhas em que os perfis precisem seguir a página do estacionamento e indicar amigos para concorrer a prêmios também podem ajudar a espalhar a sua marca sem altos custos. 

Ideias inovadoras para estacionamento

Vimos aqui algumas ideias para tornar o seu negócio mais atrativo para os clientes e mais lucrativo para a sua empresa. A Cloudpark pode te ajudar a implementar algumas dessas ideias, entre outras formas de melhorar a sua operação, a sua renda, além de se tornar um pátio de referência na sua localidade.

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