Vale a pena terceirizar o estacionamento? Prós e contras da decisão

vale a pena terceirizar o estacionamento.

Entenda se terceirizar o estacionamento do seu negócio é a melhor escolha e veja os principais benefícios e riscos dessa decisão.

Para muitos empreendimentos, principalmente os grandes espaços comerciais, além de clínicas e hospitais, entre outros, o estacionamento próprio não é apenas um diferencial, mas uma necessidade, unindo a conveniência do cliente com a do próprio negócio.

Existe uma grande dificuldade, no entanto, que é a administração desses espaços. É uma tarefa diferente do cotidiano da empresa, que também requer funcionários, gestores e equipamentos diferenciados, executando processos com características próprias, que diferem da atividade principal.

A dúvida de muitos é se a terceirização de estacionamento vale a pena. O que seria mais vantajoso, afinal de contas, para o estacionamento de uma empresa dessas, terceirizar ou manter uma operação própria? É isso o que você verá logo adiante: as características de um estacionamento próprio e de um terceirizado, as vantagens e desvantagens de cada um.

A terceirização nos dias atuais

A terceirização nos dias atuais de estacionamento.

O uso de mão de obra terceirizada no Brasil cresceu bastante desde a última Reforma Trabalhista. Ela se tornou uma ferramenta importante, que já é utilizada, em algum nível, por cerca de 80% das empresas do país. Essas empresas gastam, em média, pouco mais de 18% de seus orçamentos com a terceirização.

Segurança, limpeza e informática em geral, lideram a lista dos serviços que, terceirizados, reduz os custos operacionais e ajuda a empresa a focar no seu negócio principal.

Porém, é necessário avaliar de forma bem cuidadosa a terceirização de estacionamento, pois existem algumas desvantagens, como por exemplo, a perda do controle da operação e da qualidade do serviço prestado. Mais adiante veremos todas as vantagens e desvantagens, para que você possa tomar sua decisão.

O que é a terceirização de estacionamento

O que é e como funciona a terceirização de estacionamento.

A terceirização de estacionamento normalmente acontece quando uma empresa precisa manter um estacionamento para clientes, mas não quer ou não pode administrar o pátio por conta própria.

Por exemplo, um shopping tem como atividade principal a administração dos espaços onde funcionam as lojas. Para que possam exercer a sua atividade fim, que é a exploração comercial desses espaços, é necessário providenciar serviços como de segurança, de manutenção e de estacionamento.

Terceirizando as atividades meio, como os exemplos que citamos (segurança, limpeza e estacionamento) a empresa pode então se concentrar apenas na locação das lojas e na divulgação do negócio, pagando empresas especializadas para prestar os serviços secundários.

As condições da prestação do serviço terceirizado vão depender do contrato firmado, que pode prever o pagamento de aluguel pelo espaço do estacionamento, com controle total da contratada, ou a contratação do serviço especializado de forma mensal.

De qualquer forma, é a empresa contratada quem passa a administrar efetivamente o estacionamento. Operações diárias, responsabilidade pela manutenção, pela segurança, pelas finanças e pela mão de obra, passam a ser de responsabilidade da terceirizada.

Dicas para a gestão do seu estacionamento.

Diferenças entre o estacionamento terceirizado e o de operação própria

Se uma empresa prefere exercer um maior controle do estacionamento, definindo como ele deve funcionar, refletindo algumas características do próprio negócio, a terceirização não é o mais indicado para ela.

Já para quem prefere praticidade e não pretende se envolver nas operações do estacionamento, concentrando todos os esforços no próprio negócio, a terceirização pode ser o ideal.

Veja algumas das responsabilidades que são próprias de cada forma de administrar o estacionamento:

Com administração própria do estacionamento

  • Empresa arca com os investimentos necessários.
  • Precisa gerir uma equipe com conhecimento técnico.
  • Tem o controle do atendimento ao cliente.
  • Estabelece as tarifas e políticas do pátio.
  • Gerencia toda a parte financeira.
  • Assume responsabilidades legais.

Com estacionamento terceirizado

  • Investimentos são por conta da terceirizada.
  • Contratante não precisa contratar, treinar e gerir a equipe.
  • A qualidade do atendimento depende da terceirizada.
  • A contratante não controla as tarifas e políticas praticadas.
  • Finanças ficam a encargo da terceirizada.
  • A terceirizada assume responsabilidades legais.

Nessa comparação, fica visível o quanto de trabalho e dor de cabeça as empresas com estacionamento podem evitar contratando uma empresa terceirizada, especializada nesse tipo de trabalho. Porém, a comodidade também pode trazer algumas desvantagens, como veremos agora.

Vantagens e desvantagens dos modelos de administração

Vantagens e desvantagens dos modelos de administração de estacionamento.

Como já ficou claro, terceirizar o estacionamento da empresa tem consideráveis vantagens iniciais.

Mas será que essas vantagens compensam as desvantagens que trazem com elas?

A seguir, nós veremos as vantagens dos dois modelos, ambos indicados, dependendo da visão de negócios e das necessidades de cada empresa.

Vantagens da terceirização de estacionamento

INVESTIMENTOS

Não é necessário investimentos iniciais, como por exemplo em infraestrutura e compra de equipamentos.

RECURSOS HUMANOS

Não se envolve nas contratações e no treinamento de pessoal. A terceirizada já possui mão de obra especializada.

ROTINA DO PÁTIO

É a terceirizada quem vai avaliar o funcionamento da operação no dia a dia do estacionamento e providenciar mudanças quando for necessário.

FINANÇAS

A empresa não se envolve no estabelecimento de tarifas e nem na contabilidade relacionada ao estacionamento. É a terceirizada quem fornece pessoal capacitado, serviços financeiros e contábeis.

QUESTÕES LEGAIS

A empresa terceirizada fica responsável pela adequação do estacionamento às leis vigentes, além das responsabilidades trabalhistas e fiscais. 

Vantagens do estacionamento próprio

INVESTIMENTOS

Embora envolva investimentos iniciais, é mais econômico a longo prazo. O custo inicial se dilui ao longo dos meses ou anos, enquanto a despesa na contratação de terceirizada é constante.

RECURSOS HUMANOS

Nesse ponto, a vantagem é a de escolher a própria equipe e ter o controle direto sobre os funcionários e sobre como eles atuam.

ROTINA DO PÁTIO

A empresa pode avaliar e providenciar mudanças diretamente, que possam ser do interesse do negócio principal.

FINANÇAS

A empresa pode ajustar a qualquer momento a forma de cobrança do estacionamento, de acordo com seus interesses, seja optando por ser mais uma fonte de lucro ou mesmo oferecendo a gratuidade como estratégia de marketing.

QUESTÕES LEGAIS

A empresa que terceiriza não fica livre de responsabilidades legais. Ela continua responsável por danos materiais e, como subsidiária dos direitos trabalhistas, torna-se responsável pelo pagamento de salários e benefícios, em caso do não pagamento por parte da terceirizada. A operação própria mantém o risco controlado.

Terceirização parcial ou seletiva do estacionamento

Até agora, nós abordamos apenas duas formas de administrar um estacionamento. Uma delas é a terceirização total do serviço e a outra é a operação própria, de forma integral.

Porém, existem também outras opções, que preveem a terceirização apenas de algumas tarefas específicas relacionadas ao estacionamento. 

Uma delas é chamada de Terceirização Parcial, ou Terceirização Seletiva. A outra é o que se chama de Terceirização Híbrida.

A terceirização parcial consiste em delegar parte das atividades de um estacionamento, enquanto as demais continuam sob a administração da empresa proprietária do estacionamento. É quando a empresa escolhe as funções a serem terceirizadas com base naquilo que é mais conveniente, eficaz ou economicamente relevante para a empresa.

Para dar um exemplo, um hospital pode terceirizar, em seu estacionamento, apenas os serviços de limpeza e de contabilidade. Ou pode ainda terceirizar também o fornecimento e a manutenção dos equipamentos, ou mesmo a contratação e gestão de pessoal. Ou seja, esse hospital pode optar por administrar certos aspectos do estacionamento, enquanto terceiriza outros, de acordo com as vantagens mais atrativas para o negócio principal.

Por fim, a Terceirização Híbrida nada mais é do que uma Terceirização Parcial, com ênfase no uso conjunto da tecnologia. O estacionamento utiliza tecnologias que suprem certos aspectos de sua administração, em conjunto com a terceirização de outros desses aspectos.

Mas, ao invés de detalharmos como funciona a terceirização híbrida, vamos nos aprofundar, a seguir, em uma outra alternativa para a administração e gestão do estacionamento que também é baseada no uso de tecnologias para estacionamento atuais.

A tecnologia como alternativa à terceirização de estacionamento

A tecnologia como alternativa à terceirização de estacionamento.

O uso de tecnologias modernas pode ser a alternativa ideal para a maioria das empresas, em contraste com a terceirização do estacionamento. Empresas especializadas em automação e gestão de pátios, atuam em estacionamentos de todo tipo e porte, otimizando as suas operações para um funcionamento automatizado.

Vamos ver o que esse tipo de empresa proporciona:

  • Controle seguro e automatizado
  • Sistema de cobrança e recebimento automáticos
  • Facilidades para pagamentos rápido e seguro
  • Controle de acesso para funcionários da empresa
  • Ferramentas de segurança para o pátio
  • Ferramentas administrativas e de gestão
  • Controle de receitas e despesas automatizados

A automação do estacionamento permite a administração própria do espaço, com o mínimo necessário de recursos e mão de obra especializada.

Tomando como exemplo os serviços prestados pela Cloudpark, não é necessário nem mesmo investir inicialmente na compra de equipamentos, ou ter a preocupação com a manutenção dos equipamentos, porque ela oferece a locação desses equipamentos e a instalação de sistemas, com suporte e manutenção, por valores mensais.

Entrando em contato com a Cloudpark, a empresa recebe uma avaliação das condições do espaço e das suas necessidades, considerando os interesses da empresa e o orçamento disponível.

Ela fornece os equipamentos necessários, treinamento, suporte e manutenção, para o constante funcionamento das operações do dia a dia e da gestão do estacionamento.

A automação do estacionamento em um sistema de locação une o baixo investimento inicial, a manutenção e o suporte especializados, às vantagens de ter o controle operacional do espaço.

A sua empresa pode também contratar os serviços da Cloudpark, em conjunto com a contratação de empresas especializadas em outras tarefas, como a limpeza e a segurança do seu pátio.

Leia também