Aprenda como criar uma tabela de preço de estacionamento clara e atrativa, com dicas e modelo editável para facilitar
Uma dúvida frequente entre donos de estacionamento, principalmente aqueles que estão iniciando no ramo agora, é sobre como fazer uma tabela de preço de estacionamento.
Por isso, nós trazemos aqui informações importantes que você precisa, desde o cálculo do valor de suas tarifas até a confecção de uma tabela física. Abordaremos o valor do serviço, os materiais da sua placa, o seu posicionamento, o tamanho das letras, suas cores, a iluminação e onde você pode encontrar possíveis especificações legais.
Está iniciando um novo estacionamento?
Se o seu estacionamento é novo, você provavelmente não tem ainda registros precisos e abrangentes do faturamento e das despesas mensais do negócio. Também não haverá números suficientes sobre a quantidade média de veículos que o seu estacionamento recebe, que são informações importantes para o cálculo das tarifas a serem praticadas.
Nesse caso, será necessário estabelecer valores iniciais com base nas tarifas médias cobradas pelos concorrentes em sua região. Vale à pena visitar estacionamentos próximos e verificar quais são as tarifas que eles praticam. Utilize esses valores aproximados por pelo menos um mês, até que tenha os dados necessários para precificar e seu serviço, de acordo com a realidade do seu negócio.
Para que você tenha como consultar e utilizar esses dados, você vai precisar manter um registro diário sobre o volume de veículos que utiliza e paga pelo seu estacionamento, além da quantidade de tempo que cada um deles permanece no pátio. É possível fazer esse registro manualmente, mas é preferível contar com sistemas para estacionamento, que podem guardar esses dados de forma automática e apresentar esses dados de forma organizada. A partir daí você pode seguir as recomendações que estão nos demais tópicos sobre o cálculo de tarifas.
Como definir os preços do estacionamento

Antes de mais nada, é necessário determinar como serão as formas de cobrança, como por exemplo a cobrança por hora, diária ou mensal. Também pode ser interessante considerar a necessidade de tarifas diferenciadas para os horários em que o estacionamento está sempre cheio (tarifas mais altas) ou para os períodos em que há pouca clientela (tarifas mais baixas).
Para calcular os valores da sua tabela de preço de estacionamento de forma adequada, é necessário buscar informações do seu faturamento e da quantidade de horas que seus clientes utilizaram, além do custo da sua operação mensal. É desejável também avaliar quais as tarifas que os concorrentes praticam na sua região.
Se você possui os dados sobre quantas horas, em média, os seus clientes ocupam as vagas do seu estacionamento, você já tem informações mais sólidas para estabelecer a sua tarifa.
Vamos ver um exemplo:
- Despesas totais do estacionamento: 12 mil reais
- Total de horas faturadas mensais: 1500 horas
- Custo por hora de vaga ocupada: 8 reais
- Lucro mensal a 15 reais/hora (7 reais de lucro): 10.500 reais
Para adaptar ao seu negócio e à sua expectativa de lucro, vamos supor que você queira ter um lucro de 15 mil reais dentro dessa realidade. A conta que precisará fazer é:
15 mil (lucro desejado) + 12 mil (despesas mensais) / 1500 (horas faturadas) = 26 reais de tarifa
Com relação à análise da concorrência, é impossível praticar tarifas que resultarão em lucro menor do que as suas despesas, por um longo período. Mesmo que seja recomendável praticar valores para concorrer com eles, sua operação não pode dar prejuízo, pois qualquer negócio está limitado ao saldo entre faturamento e despesas.
No entanto, a partir da faixa em que o seu estacionamento dá um lucro aceitável, de acordo com as suas expectativas, você pode ajustar as suas tarifas um pouco abaixo. Por exemplo, se a sua tarifa mínima para operar e ter algum lucro é de 15 reais, mesmo que o concorrente cobre 14 reais, você não consegue praticar o mesmo valor e obter o lucro desejado.
Como criar uma placa com tabela de preço de estacionamento

Com a sua forma de cobrança e as tarifas já bem definidas, você precisa agora de uma placa física para exibir essas tarifas e condições. É de extrema importância disponibilizar as suas tarifas, por dois motivos principais:
- Visibilidade e atrativo para os clientes
- Exigências legais do CDC e/ou Município
Uma placa de tarifas visível para quem passa na via pode atrair novos clientes para o pátio. Com ela, você também informa de maneira clara e precisa as condições de pagamento, exigência do CDC – Código de Defesa do Consumidor. E colocando a sua tabela de preços bem visível ao cliente ao entrar com o seu veículo, você evita alegações a respeito dos valores praticados.
1 Posicionamento da tabela de preço de estacionamento
O local deve ser bem visível, como por exemplo, na entrada, próximo ao totem de acesso ou o guichê na entrada. O ideal é ter uma na entrada como atrativo, outra onde há o recebimento de tickets e uma terceira no local onde os pagamentos são efetuados. As placas internas não precisam ser feitas da mesma estrutura da externa, podendo ser mais leves e com materiais mais econômicos.
A altura é geralmente entre 2 e 2,5 metros, podendo ser afixada com ligeira inclinação para a frente, para facilitar a leitura.
2 Material e design da tabela de preços de estacionamento
Prefira materiais duráveis e resistentes, que suportem o vento, a chuva e a luz solar. A fonte, ou tipo de letra, deve ser em linhas retas, maiúsculas. O título, por exemplo ESTACIONAMENTO ROTATIVO pode estar em negrito e com letras entre 10 e 20 centímetros. Já para os valores, pode-se utilizar letras com até 10 cm de altura. Veja esses e outros detalhes a seguir:
- Tipo de letra: Fontes retas, maiúsculas
- Título: 10 a 20 cm, em negrito
- Informações: 5 a 10 cm
- Borda: Não obrigatório, mas recomendado
- Cores: Em contraste (azul com letras amarelas, amarelo com letras pretas)
- Ícones: De acessibilidade, se houver vagas especiais
- Iluminação: Refletores ou LEDs
Com relação ao material e à iluminação, dependendo das possibilidades do seu estacionamento, pode ser feito um totem backlight, como o exemplo da imagem a seguir.
Observe também as regras gerais da ABNT NBR 9050 e o Código de Trânsito Brasileiro, bem como as regras específicas de cada Prefeitura. Placas externas, ou as internas que podem ser vistas da rua podem precisar de aprovação Municipal.
LEMBRE-SE:
O objetivo da placa não é ser, necessariamente, bonita. É ser visível e comunicar de forma clara. Quanto mais simples, melhor. Detalhes gráficos podem ser incluídos, desde que não prejudique essa visibilidade.
Por exemplo, veja as tabelas na imagem a seguir:

Elas têm design moderno e são muito bonitas, mas não cumprem com o objetivo desejado. Em nenhuma delas os valores estão bem visíveis e há muitas informações que se confundem. Esse tipo de design é mais adequado, por exemplo, para as redes sociais.
3 Informações da tabela de preço de estacionamento
O tipo de informação que estará na tabela vai depender de cada estacionamento. As informações básicas são:
Título
ROTATIVO, VAGAS LIMITADAS, etc.
Tipo de cobrança
Por exemplo, POR HORA.
Tarifa praticada
Ao lado do tipo de cobrança, por exemplo 15 REAIS.
Forma de pagamento
PIX, CARTÕES, DINHEIRO com ou sem ícones.
Acessibilidade
Apenas os ícones oficiais referentes, não precisa de texto.
Rodapé
Aviso importante, em letras menores, por exemplo:
NÃO DEIXE O VEÍCULO ABERTO

Esse tipo de aviso importante não precisa estar na tabela, caso você pretenda incluir outras placas com avisos no interior do pátio.
4 Atualização de valores da tabela
Se o seu estacionamento altera as tarifas com frequência, utilizar formatos de impressão direta no material da placa, seja alumínio, acrílico, entre outros, pode acabar saindo caro, embora sejam mais duráveis.
A total praticidade, que seria utilizar quadros negros ou brancos para escrever os valores, dá um aspecto amador ao negócio, além do potencial de ocasionar problemas, como valores apagados por engano.
É possível optar, nesse caso, pelo recorte de películas de vinil adesivo para os textos de sua placa. Assim, ao alterar algum valor, basta remover a película com o valor antigo e aplicar as novas. Você pode encomendar alguma quantidade de cada número e trocá-los sempre que precisar. O vinil apresenta bastante resistência e está disponível em inúmeras cores e tipos, incluindo o vinil reflexivo, utilizado em algumas placas de trânsito
Para as placas internas, usar papéis especiais impressos e emoldurados, ou colá-los nas placas, torna o custo da troca de tabela mais razoável, já que não é preciso confeccionar outra placa completa.
Modelos de tabela de preço de estacionamento

Quer uma forma rápida de iniciar o seu negócio com uma tabela funcional e pensar na personalização depois?
Pensando nessa comodidade para donos de pátios, a CloudPark criou alguns modelos de tabelas que você pode editar com os seus dados, imprimir e já começar a utilizar!
Além disso, esse conteúdo, assim como diversos outros conteúdos de apoio para donos de estacionamento, é TOTALMENTE GRATUITO Basta fazer o download e utilizar. Clique no link a seguir e pegue a sua.
BAIXAR MODELOS DE TABELA DE PREÇOS DE ESTACIONAMENTO
Conte sempre com a CloudPark para obter informações para o melhor funcionamento do seu estacionamento!
A CloudPark é uma empresa de automação e gestão de estacionamentos, que conta com experiência e tecnologia para auxiliar o seu negócio no que ele precisar.

