Conheça agora a CloudPark, uma empresa especializada em equipamentos, sistemas e soluções de automação para estacionamentos, que pode tornar o seu empreendimento mais inteligente.
Quer transformar o dia a dia do seu pátio, agilizar e otimizar sua operação, oferecer melhores condições ao seu cliente e estar sempre no controle de tudo o que acontece? Então confira aqui como isso é possível, utilizando as tecnologias que a CloudPark oferece.
O que é estacionamento inteligente
Embora possam existir diversos tipos de estacionamento inteligente, cada um com diferentes características, tipos de equipamentos e forma de operação, todos eles têm características em comum. Estacionamentos inteligentes utilizam tecnologias das mais modernas para automatizar as tarefas do pátio, tornando-o mais eficiente, ágil, seguro e lucrativo.
Além do controle e da operação autônoma das tarefas rotineiras do pátio, um estacionamento desse tipo recolhe todas as informações que passam pelos seus equipamentos, armazena tais informações e as disponibiliza ao operador através de um sistema de gestão. Tal processamento de dados são utilizados em relatórios, checagens, ou para avaliar o desempenho do negócio nos períodos de tempo desejados.
Acessos, cobranças, cálculos, recebimentos, tipos de pagamento, balanços, registros, informações, entre outras tarefas, são todas realizadas de forma automática. E isso é possível com o uso de sistemas digitais, mecânicos, sensores e câmeras, que fazem parte do conjunto de recursos de um estacionamento inteligente.
Em resumo, em um pátio inteligente, os operadores não precisam se preocupar com tarefas de rotina, como a entrada e saída de veículos, autorizações, cobranças e recebimentos. Tudo isso é realizado de forma automatizada. E por isso eles são considerados inteligentes, porque realizam as tarefas de vários operadores, com muito mais precisão, otimizando os recursos que estão disponíveis.
CloudPark e estacionamentos inteligentes
No próximo tópico, nós daremos alguns exemplos sobre como funciona um estacionamento inteligente. Mas, para isso, nós vamos primeiro listar alguns dos principais recursos e equipamentos que a CloudPark oferece para transformar o seu estacionamento em um negócio inteligente.
Totem de acesso
Este equipamento fica na entrada e saída do pátio. É aquela espécie de caixa em que o ticket é expedido ou recolhido, autorizando a entrada ou a saída do veículo. Na entrada, quando o cliente retira o ticket, o totem “entende” que um veículo está para entrar, então libera a abertura da cancela. Na saída, quando o cliente insere o ticket, o totem identifica se ele já foi pago, para liberar a saída do cliente com o seu carro.
A CloudPark também oferece os totens mais modernos do mercado. Seus sensores identificam quando um carro se aproxima, expedindo o ticket sem que o condutor precise apertar um botão.
Cancela automática
No item acima, mencionamos que o totem libera a entrada ou saída ao identificar a retirada ou inserção do ticket. Mas na verdade, o totem apenas se comunica com a cancela automática para que este equipamento libere a passagem, sem intervenção manual.
As cancelas automáticas CloudPark possuem sistema antiesmagamento, que impede o fechamento em cima de uma pessoa ou veículo, além de possibilitar o funcionamento após quedas de energia em alguns modelos que vem equipados com nobreak.
Câmera LPR
Essas câmeras têm a capacidade de ler e identificar as placas dos veículos de forma autônoma, assim que eles se aproximam. As câmeras leitoras de placas conseguem identificar as informações até mesmo em condições que não são as ideais, como baixa luminosidade, imperfeições nas placas e ângulos mais inclinados. Enviam essa informação para que os totens possam imprimir a placa no ticket, aumentando a segurança e facilitando a identificação.
As câmeras LPR da CloudPark trabalham em conjunto com o sistema de estacionamento, deixando um registro preciso de todos os veículos que já estiveram no pátio e disponibilizando um recurso em que as placas de mensalistas e conveniados são cadastradas no sistema. Assim, esses veículos são liberados automaticamente para entrada e saída logo após a visualização de suas placas pela câmera.
Totem de autopagamento
Esse tipo de totem normalmente é parecido, visualmente falando, aos totens de acesso. Mas, ao invés de localizados na entrada do pátio, ficam em pontos estratégicos onde os clientes passam, antes de pegarem seus carros para sair. Eles possibilitam o pagamento do serviço antes mesmo de chegar ao veículo, pelo próprio cliente. O totem lê o ticket e já calcula o valor devido de tarifa.
Os totens de autopagamento da CloudPark podem vir com recursos personalizados, aceitando pagamentos em cartões de crédito e débito, PIX e até mesmo dinheiro em espécie, com direito a troco.
Caixa de validação
Quando não há pagamento direto do cliente pelo tempo de estacionamento, o caixa de validação é o equipamento ideal. Nos empreendimentos onde o cliente pode estacionar sem pagar, o caixa de validação autoriza a saída do cliente com muito mais agilidade.
A CloudPark fornece caixas de validação completos e prontos para funcionar, com leitor de código de barras, impressora térmica e funcionamento que não depende da internet, seja no balcão de atendimento de uma clínica ou no caixa de um supermercado.
Maquininha de estacionamento
Este equipamento CloudPark oferece gestão remota das principais tarefas do estacionamento. Ideal principalmente para pequenos pátios, com pouca movimentação, fornece emissão de tickets, pagamento, cálculo automático, liberação de veículos e gestão do sistema na palma da mão. A maquininha de estacionamento CloudPark é a solução para iniciar o seu estacionamento inteligente, com baixo investimento.
Sistema de estacionamento
O sistema de estacionamento CloudPark é a tecnologia que conecta todos esses recursos uns aos outros, fazendo com que eles funcionem de maneira inteligente, como se fossem um só. É também o que permite a coleta e tratamento de todos esses dados e os disponibiliza para consulta, com acesso fácil por smartphones, computadores e tablets, de qualquer lugar onde você estiver.
Como opera um estacionamento inteligente
Descreveremos agora algumas das diversas formas que um estacionamento inteligente opera, com a ajuda dos equipamentos que acabamos de mencionar. Consideraremos alguns deles neste exemplo, mas cada estacionamento pode ter uma configuração personalizada de acordo com as suas características.
UM CLIENTE CHEGA À ENTRADA DO PÁTIO COM O VEÍCULO.
O totem de acesso percebe a presença e emite o ticket, com a placa do veículo que foi capturada pela câmera LPR. O cliente retira o ticket e a cancela se abre. Ele se encaminha para as vagas em poucos segundos, sem intervenção humana.
OUTRO CLIENTE, DESSA VEZ UM MENSALISTA, CHEGA À ENTRADA.
O totem não emite nenhum ticket, pois a câmera reconhece a placa previamente cadastrada e a cancela se abre automaticamente.

OUTRO CLIENTE VEM BUSCAR O SEU CARRO.
Se encaminha a um totem de autopagamento e insere o ticket que pegou na entrada, ou o posiciona na leitora de código de barras. O sistema reconhece o horário de entrada e calcula o valor devido. O cliente utiliza a forma de pagamento desejada no próprio totem.
MAIS UM CLIENTE VAI DEIXAR O PÁTIO.
Entra em seu veículo e faz a leitura do código PIX impresso no ticket, pagando o valor calculado no aplicativo de sua preferência.
Ao chegar à saída, esses dois clientes, o que pagou no totem e o que pagou pelo celular, inserem o ticket no totem de acesso, que reconhece o ticket pago e autoriza a abertura da cancela.
Esses equipamentos mencionados nos exemplos já enviaram os dados para o sistema de estacionamento. É possível acompanhar em tempo real a chegada ou saída dos clientes, com todos os detalhes, suas placas, o tempo de permanência de cada um, o valor pago e a forma de pagamento utilizada.
Todos esses procedimentos, além de outros que poderíamos citar, foram realizados sem que haja a necessidade de um único funcionário acompanhando o processo. Os funcionários do seu pátio podem cuidar de atividades mais relevantes e que realmente precisam da presença humana, como um atendimento ao cliente diferenciado.
A gestão de um estacionamento inteligente
O sistema de estacionamento interliga todos esses equipamentos e sua operação. Mas toda essa atividade é também organizada e disponibilizada em um dashboard que você pode acessar onde estiver.
Tudo o que acontece no pátio fica armazenado, para que você possa emitir relatórios financeiros e relatórios gerenciais, que serão uma ferramenta indispensável para entender como anda o seu negócio e quais ações são necessárias.
Por exemplo, você pode visualizar a utilização das vagas de acordo com os dias da semana, ou de acordo com faixas de horário. Se houver alguma ocorrência, você pode checar imagens e dados retroativos para responder adequadamente ao problema.
Um estacionamento inteligente facilita, agiliza e torna mais seguro o seu pátio, desde as operações do dia a dia até o planejamento para o futuro do seu negócio.
Obtenha mais do seu estacionamento inteligente
Os recursos e vantagens podem ser ainda mais amplos. Na CloudPark, você tem acesso à Linha Fast de Totens, que possibilita manutenção sem precisar de técnico e é feita em cerca de 2 minutos. Basta trocar uma bandeja ou gaveta de simples manuseio no totem, para substituir o equipamento danificado.
A reserva de vagas online é outro interessante recurso, onde o seu cliente pode reservar uma vaga com antecedência, evitando não ter onde estacionar.
Seu estacionamento pode oferecer também estações de recarga para carros elétricos CloudPark. Assim, traz proprietários de veículos elétricos para o estacionamento e ainda promove uma renda extra para o negócio.
Não deixe de conferir com a gente que outros recursos nós podemos oferecer para otimizar a sua operação, facilitar a gestão e conseguir outras fontes de renda para o seu estacionamento.
Se você acha que obter essas vantagens seria um bom negócio para o seu pátio, lembre-se que estacionamento inteligente é com a CloudPark!