Quem é da área sabe que pátios não são todos iguais. Existem muitas variações. Agora: qual é o tipo de estacionamento ideal para o seu modelo de negócio?
Abrir um novo estacionamento requer não apenas investimento financeiro, mas também planejamento e tomada de decisões que são anteriores à abertura, para que o sucesso do seu negócio seja mais provável. Uma das decisões de maior importância é quanto ao tipo e modelo de estacionamento. Essa é a base onde o futuro do negócio estará alicerçada, portanto, deve ser sólida.
Nós mostraremos o que você deve considerar a respeito do tipo e modelo do seu negócio, para que você possa tomar a melhor decisão. Abordaremos os tipos de espaços físicos, forma de operar, disposição das vagas, entre outras características.
Tipos de estacionamento: disposição das vagas
Aqui nós vamos falar um pouco dos diversos tipos de estacionamento, no que se refere ao posicionamento das vagas nas áreas úteis do pátio.
Você certamente já viu pelo menos alguns deles, como por exemplo, aqueles que ficam em fila ao longo do meio fio, os que são posicionados em ângulos, ou mesmo aqueles mais comuns nos estacionamentos de estabelecimentos comerciais, em que os veículos estacionam lado a lado.
Estacionamento em linha
As vagas em linha, ou longitudinais, são ideais para espaços mais estreitos, ou para o preenchimento de espaços que não cabem vagas em outro formato. É o padrão da maioria das vagas de rua, pois tomam o espaço apenas da largura dos veículos e, por isso, causam o mínimo de prejuízo à circulação dos carros.
A vantagem do estacionamento em linha para as vias públicas é a possibilidade da oferta de vagas sem que haja obstrução das vias.
Em um espaço particular e mais amplo para vagas, utilizar vagas em linha seria um desperdício. Porém, esse tipo de disposição de vagas pode ser uma vantagem, mesmo em alguns desses casos, para o preenchimento de espaços que não comportam outro tipo de vaga, otimizando a distribuição e o volume de vagas.
Estacionamento em ângulo
As vagas mais comuns em estacionamentos de estabelecimentos comerciais, aquelas em que os carros ficam lado a lado, são chamadas de vagas perpendiculares. Esse tipo de disposição é também conhecido como vagas em 90°. Já os estacionamentos em ângulos de 30, 45 e 60 graus, têm particularidades que podem ser vantajosas em algumas situações.
As vagas em ângulos abaixo de 90° requerem um menor espaço de manobra no corredor e, por isso, podem proporcionar um maior número de vagas, dependendo do formato e da área útil do estacionamento. Quanto menor o ângulo utilizado, mais fácil será realizar manobras, e menor a largura da via ou corredor de manobra.

Daremos a seguir um exemplo, comparando as vagas em 90 e 30 graus. Vamos considerar uma área útil com 1000 m², ou 20×50 metros, e as medidas para as vagas com 2,5 metros de largura por 5 metros de comprimento.
PARA VAGAS EM 90 GRAUS OU PERPENDICULARES:
- 4 filas de vagas com corredor de 6 metros cada
- Largura das filas de 11 metros (vaga + corredor)
- 8 vagas por fila, totalizando 32 vagas
PARA VAGAS EM ÂNGULO DE 30 GRAUS:
- 5 filas de vagas com corredor de 4 metros cada
- Largura das filas de 9,5 metros (vaga + corredor)
- 16 vagas por fila, totalizando 80 vagas
Então, porque nem todos os estacionamentos adotam as vagas em ângulos abaixo de 90 graus? Em primeiro lugar, essa diferença no volume de vagas vai depender da área útil de cada pátio. É necessário avaliar se o espaço disponível comporta mais vagas de um ou outro modo.
Outro ponto importante é que a definição de vagas paralelas não requer conhecimento técnico, basta aplicar as medidas. Já as vagas em outros ângulos precisam ser projetadas por quem conhece esse tipo de trabalho. E, finalmente, nem todo pátio precisa extrair todo espaço disponível para a criação de vagas, depende da demanda.
Um outro formato que pode otimizar ainda mais a quantidade de vagas é o chamado espinha de peixe. Nesse tipo de disposição de vagas, ao invés de cada fileira de vagas em ângulo conter um corredor ou espaço de manobra próprio, utiliza-se o mesmo corredor para duas fileiras, uma de frente para a outra.
Modelos de estacionamento: estrutura e operação
Com relação à estrutura, temos os tipos de estacionamento ao ar livre, coberto, subterrâneo e vertical. Normalmente a utilização de uma ou outra estrutura depende das condições do ponto comercial, com exceção de quando esse espaço será ainda construído.
Estacionamento aberto
Espaço ao ar livre, sem nenhum tipo de cobertura. Possui um baixo custo de manutenção, mas não proporciona proteção aos veículos com relação às condições climáticas. Fornece também pouca segurança.
Estacionamento coberto
Não possui paredes, mas tem cobertura para proporcionar alguma proteção aos veículos, seja através de uma estrutura de concreto, madeira ou metal. Protege os carros do sol e da chuva, mas não fornece melhores condições de segurança.
Estacionamento subterrâneo
São espaços com vagas que ficam abaixo do solo, normalmente abaixo de edifícios, como estabelecimentos comerciais e condomínios. Dá proteção total contra o clima e tem maior potencial de segurança.
Estacionamento vertical
Também conhecido como edifício-garagem, esse tipo de estacionamento também faz parte de construções, como é o caso do subterrâneo. A diferença é que este ocupa andares acima do solo.
Já com relação ao tipo de operação do pátio, temos basicamente os seguintes:
Estacionamento rotativo
Os estacionamentos rotativos funcionam normalmente em centros urbanos e espaços públicos, como ruas e praças. Como o nome já sugere, são próprios para veículos que ficarão estacionados por um curto período de tempo, de até duas horas, justamente para que ofereçam a facilidade da vaga para um maior número de pessoas.
Estacionamento por convênio
O estacionamento por convênio é aquele que presta serviço para negócios específicos. A prestação pode ser exclusiva para o local conveniado, ou pode também trabalhar com o modelo pago, para pessoas de fora. A direção do estacionamento pode firmar um contrato com um estabelecimento, fornecendo vagas gratuitas ou com taxas reduzidas para os seus clientes.
Estacionamento com mensalistas
Mensalistas são clientes que pagam um valor fixo mensal para a utilização diária de uma vaga. Pode ser um cliente direto do pátio, como também através de acordos com outras empresas, de forma similar ao convênio, mas com pagamentos fixos mensais.
Estacionamento pago por período
O estacionamento por período é o modelo mais comum. O sistema de pagamento pode variar, mas normalmente há uma tabela que define um valor e tempo de permanência mínimo, com adicionais por hora ou fração de hora.
Um estacionamento pode operar com mais de um desses modelos em conjunto. Por exemplo, pode cobrar por período para o público em geral, enquanto reserva vagas para mensalistas ou convênios. É necessário avaliar as possibilidades de cada local.
Modelos de estacionamento automatizados
Cada vez mais presente, não apenas nos centros urbanos, um estacionamento automatizado é aquele que utiliza recursos tecnológicos para otimizar as operações. Com um ou mais dos recursos que vamos abordar a seguir, é possível agilizar a operação, otimizar recursos, aumentar a segurança e o faturamento.
Estacionamento com cancela automática
A cancela automática não precisa de intervenção humana para permitir a entrada e a saída de veículos. Ela está normalmente associada ao totem de acesso, ao de autopagamento ou a câmeras de leitura de placas, permitindo a entrada do veículo ao chegar no pátio e a saída automática ao identificar o pagamento realizado.
Estacionamento com totem de autopagamento
Este equipamento permite que o cliente utilize o ticket que recebeu na entrada para realizar o pagamento pelo serviço. O totem faz a leitura do ticket expedido e calcula automaticamente a tarifa, além de enviar essa informação às cancelas.

Estacionamento com sistema LPR
Conhecida também como câmera leitora de placas, ela lê e grava automaticamente as placas dos carros ao entrar e sair, imprimindo a placa nos tickets e armazenando essas informações no sistema.
Para estacionamentos com convênio ou mensalistas, as câmeras LPR são especialmente vantajosas. Você pode cadastrar as placas dos clientes e a câmera libera a passagem desses veículos assim que eles chegam ao acesso.
Estacionamento com agendamento de vaga online
Ninguém gosta de chegar a um estacionamento e não encontrar vagas disponíveis. Se o seu pátio fornece um sistema de agendamento de vagas online, o seu cliente pode fazer a reserva com antecedência e ter a certeza de que terá uma vaga esperando por ele.
Estacionamento com gestão via nuvem
Todos esses equipamentos que acabamos de citar, além de outros como caixa de validação, maquininha para estacionamento, centro de controle operacional e estação de recarga para veículos elétricos, funcionam através de um sistema, que integra todos esses equipamentos para que funcionem em conjunto.
Esse sistema pode ser acessado através de qualquer dispositivo conectado à internet. Ele disponibiliza ferramentas de gestão, reunindo todos os dados enviados pelos equipamentos no pátio, para consulta, otimização e criação de relatórios que vão ajudar a diagnosticar o desempenho e elaborar soluções.
Modelo de estacionamento ideal para o seu negócio
Não existe um tipo de estacionamento que seja melhor para todos os casos. É necessário avaliar, uma a uma, todas as características relevantes em sua tomada de decisão, como:
Espaços disponíveis para o seu pátio
Se vai começar um negócio novo, pesquise sobre a demanda por vagas de estacionamento nas regiões de seu interesse. As opções disponíveis devem ajuda-lo a escolher as demais características.
Tipo de cliente e volume de veículos esperado
O local do seu pátio vai determinar que tipo de cliente vai utilizar seu serviço, o que ele precisa e o que valoriza na hora de estacionar o seu carro. Negócios e empresas locais, assim como a concorrência, também determinarão o quanto de movimento é esperado.
Distribuição das vagas e tipo de operação
As características de seus clientes em potencial também devem influenciar o tipo de operação ideal. São pessoas que estacionam com frequência no local? Eles costumam precisar da vaga em um período curto ou longo?
Após decidir o tipo de operação, será a hora da distribuição das vagas de acordo com o tamanho do local. Estacionamentos com operação mista, como por exemplo, por convênio e por período, podem se beneficiar de espaços demarcados para cada tipo de cliente.
Finalmente, os estacionamentos automatizados são úteis para todo tipo de terreno, disposição de vagas, tipos de clientes, demanda de vagas e tipos de operação. Seja para estacionamentos novos ou aqueles que operam há anos, a automação pode transformar o dia a dia do pátio, além da gestão do negócio e o lucro obtido.
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